Maira Salazar

Luísa Margarida Portugal de Barros, Condessa de Barral

Luíza Margarida Portugal de Barros, mais conhecida como Condessa de Barral, foi a preceptora das princesas imperiais Isabel e Leopoldina, uma grande amiga de Pedro II e, mais importante, uma mulher de personalidade forte e contraditória. Na parte 1, vamos explorar a infância da Luíza, sua vida no Brasil e na França, seu casamento, e as negociações que antecederam suas atividades como preceptora. 

Na parte 2, vamos falar sobre o trabalho da Luíza como preceptora, a amizade com Pedro II e mais! 

Imagens

Links mencionados no episódio

Estudos de Ana Cristina Francisco: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27445

Estudos de Ana Cristina Francisco: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/77091

Estudos de Ana Cristina Francisco: http://www.congressohistoriajatai.org/2016/resources/anais/6/1475510314_ARQUIVO_JataiTEXTO.pdf

Artigo de Vanessa Gandra Martins: https://www.researchgate.net/publication/326661698_Um_olhar_critico_sobre_a_figura_da_condessa_de_Barral_na_biografia_historica

Livro: Condessa de Barral, a paixão do Imperador: https://www.goodreads.com/book/show/9424000-condessa-de-barral

Drink do episódio

Mimosa de Romã

⭐ Mimosa de romã ⭐

Esse drink é bem riko e fyno, como a estrela desse episódio. Para acompanhar as histórias sobre a Condessa de Barral, essa Mimosa de Romã é a pedida perfeita! Refrescante e doce na medida certa, vai te fazer sentir bem chique – pelo menos, foi assim que eu me senti.

  • Açúcar e limão para fazer a borda de açúcar
  • 130ml de espumante
  • Suco de romã (usei suco em caixa)

Corte um limão em quatro partes, e passe uma parte na borda do copo. Coloque um pouco de açúcar em um prato raso e passe a borda do copo no açúcar. Coloque o espumante no copo, e adicione o suco de romã até o topo. Esprema um pouco de limão em cima e aproveite!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll Up