Chiquinha Gonzaga nunca parou de lutar. Lutar para viver fazendo o que ela mais amava: a música. Lutou para não viver ao lado de um homem que não amava, numa época em que divórcio não era um direito e muito menos aceitável. Lutou para viver amores não-convencionais. Lutou pelo fim da escravidão, pela república, pelos direitos autorais, pelo reconhecimento do seu trabalho – independente de seu gênero. E ela fez tudo isso sem perder a capacidade de criar alegres composições. Vem conhecer a história dessa mulher incrível com a gente!
Imagens
Links usados na pesquisa
- Livro “Chiquinha Gonzaga: Uma história de vida” de Edinha Diniz: https://books.google.be/books?hl=en&lr=lang_pt&id=zW3TDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT2&dq=chiquinha+gonzaga&ots=CTViWRhX0d&sig=_Vg7GnEmljHe2yJd4cajBNFrZw4&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false
- Documentário “A vida e a obra de Chiquinha Gonzaga”: https://www.youtube.com/watch?v=z8cC70sCoTk
- Enciclopédia Itaú Cultural: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21786/chiquinha-gonzaga
- Britannica Escola: https://escola.britannica.com.br/artigo/Chiquinha-Gonzaga/483270
Sugestões para se distrair:
[Jogo] The Walking Dead
[Música] Invincible (2001), álbum de Michael Jackson
Drink do episódio
⭐ Forrobodó ⭐
O episódio da Chiquinha Gonzaga é um daqueles que te deixa sorrindo! Por isso, acho que um drink amarelo, alegre e doce tem tudo a ver. Massss, como a Chiquinha foi uma mulher considerada controversa no seu tempo, é preciso colocar um fundo de pimenta pra agitar as coisas por aqui!
Então faça o Forrobodó, porque esse drink é uma delícia!
- 50 ml de suco de abacaxi
- 15 ml de cachaça (de abacaxi, se tiver)
- 20 ml de xarope apimentado*
- 20 ml de suco de limão
Para o xarope apimentado, leve ao fogo baixo 1 copo de açúcar, 1 copo de água e algumas rodelas de pimenta sem semente. Deixe ferver por cerca de 1 minuto, tire do fogo e deixe esfriar. Quando frio, coe e engarrafe. Armazene na geladeira.
Para preparar o drink, bata todos os ingredientes na coqueteleira com gelo e se delicie!